Curso de Fisioterapia participa da 16ª Meia Maratona José Nardel - UNIFIPMoc
Notícias Fisioterapia
às 10:54:00

Curso de Fisioterapia participa da 16ª Meia Maratona José Nardel

Protocolo de Crioimersão foi uma das novidades ofertadas

No domingo, 30 de junho, curso de Fisioterapia foi convidado a participar da 16ª Meia Maratona José Nardel, organizada pela Secretaria de Esportes e Juventude de Montes Claros. A corrida contou aproximadamente 1.000 competidores dos estados  da Bahia, Santa Catarina, São Paulo, Goiás, Distrito Federal e mais de 63 cidades municípios de Minas Gerais, nas categorias: amador, elite, geral e portador de necessidade especial, além de atletas da Elite Mundial de Corrida de rua Quenianos, Viola Jelagat Kosgei e Julius Kiprono Tarus.

Acompanhados pela coordenadora do curso de Fisioterapia, Ana Paula Xavier e pelos professores João Warley e Túlio Xavier, os acadêmicos prestaram assistência aos atletas após finalizarem a corrida, com terapias manuais, dentre elas: liberação miofascial e o protocolo de crioimersão, que consiste na imersão do corpo  em água gelada por determinado tempo, promovendo relaxamento dos músculos, após esforço físico agudo.

A coordenadora do curso de Fisioterpia, Ana Paula Xavier, contou que a atividade extensionista contribui para a formação além formação acadêmica, os alunos interagem entre si e buscam por mais oportunidades de colocarem em prática o que aprendem. “O convite da secretaria municipal de esportes ao curso de fisioterapia, teve intermédio da liga da Liga Acadêmica de Fisioterapia Esportiva e Ortopedia (LAFEO), que atuou durante todo o evento na prevenção de lesão e na redução da lesão pós-corrida. O contato antecipado com futuros pacientes a partir da supervisão de seus professores, permite aos alunos o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais importantes aos futuros fisioterapeutas”, concluiu.

O acadêmico do 6º período, Pedro Henrique Almeida, diretor da Liga LAFEO, considera que as atividades realizadas pelo grupo são importantes, pois promovem ambiente de colaboração e possibilidades de network. “Essas iniciativas não só beneficiam os membros da liga, proporcionando-lhes uma base sólida para sua prática futura, mas também tem um impacto positivo na qualidade dos serviços de saúde oferecidos à comunidade. Ao participar de atividades práticas, como workshops, palestras e atendimentos supervisionados, os estudantes desenvolvem habilidades essenciais para sua futura carreira, além de fortalecerem sua capacidade de trabalho em equipe e liderança”, relatou o Pedro.


Fonte: ASCOM